gov
IFMA-Campus Barra do Corda é vencedor do Prêmio SEBRAE de Educação Empreendedora – barradocorda.com – Ribamar Guimarães – “o bom maranhense”
Publicado em: 3 de julho de 2019 - 11:27

IFMA-Campus Barra do Corda é vencedor do Prêmio SEBRAE de Educação Empreendedora

O mês de junho foi de grandes emoções para o IFMA-Campus Barra do Corda. Uma noite de grandes surpresas para as Professoras  Marinete Moura da Silva Lobo, Mayana Diniz da Silva e Luciana Helena da Silva que saíram de Barra do Corda para participar da solenidade do  III Fórum Sebrae de Educação Empreendedora como autoras do Projeto Calvário Cultural, entre os sete projetos finalistas do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora,   concorrendo na categoria de ensino superior.

 O Projeto Calvário Cultural, do IFMA-Campus Barra do Corda foi apresentado no início da solenidade como um dos três melhores projetos da categoria de ensino superior, concorrendo com  a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) que concorreu ao referido prêmio, ficando em segundo lugar, e com o CEUMA, que concorreu com o Projeto “A Experiência do PUE”, ficando com a terceira classificação na categoria citada.

Foi uma emoção indescritível para as autoras e para todo o IFMA-Campus Barra do Corda que ficou em primeiro lugar com a experiência do Projeto de Extensão Calvário Cultural, que este ano irá para a sua 3ªEdição e tem como protagonistas no planejamento e na execução das ações, os alunos do Curso Superior Bacharelado de Administração.

O Projeto Calvário Cultural, reúne empreendedorismo e cultura e é realizado em parceria com a Prefeitura de Barra do Corda, através da Secretaria Municipal de Cultura, representada pela Profª. Luzia Barroso que apoia todas as ações do referido projeto. 

Trata-se de uma noite mágica que acontece no Morro do Calvário, um dos principais pontos turísticos de Barra do Corda, onde se reúnem artistas plásticos, escritores e poetas, músicos, artesãos, grupos de dança, empreendedores de modo geral.

Nessa noite, que sempre acontece no mês de dezembro, autores locais expõem suas obras literárias, pintores expõem seus quadros, grupos de danças se apresentam, assim como os cantores da terra, o Coral Cantantes do IFMA, o Coral Natalino e a Banda de Música Moisés da Providência Araújo fazem brilhantes apresentações, artesãos expõem suas peças e o artesanato indígena também é exposto com o objetivo de venda, enquanto a culinária barra-cordense é celebrada nos vários stands distribuídos frente à tradicional Igreja de Nossa Senhora das Dores ou Igreja do Calvário, como é conhecida.

A ideia é incluir o Projeto Calvário Cultural no calendário de cultura da cidade de Barra do Corda e ampliar para o maior número de participantes empreendedores a cada edição.

O Calvário Cultural conta, também, com a grande parceria da Igreja Católica, através do Pároco da Paróquia Santa Cruz que apoia a realização do projeto em frente à Igreja do Morro do Calvário. 


Professoras Mayana Diniz, Marinete Moura e Luciana Helena
Prof. Antonio Vitor Ribeiro

Numa noite cheia de surpresas, diante de mais de 300 convidados as autoras as autoras do Projeto Calvário Cultural, as Professoras Mayana Diniz, Marinete Moura e Luciana Helena, acompanhadas pelo Diretor de Administração e Planejamento do IFMA-Campus Barra do Corda, Prof. Antonio Vitor Ribeiro, vivenciaram a grande emoção de ver o “Calvário Cultural” ganhar o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, deixando para  a segunda e terceira classificações os projetos da UFMA e do CEUMA, respectivamente.

Outros grandes vencedores do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, por categoria:

Categoria Ensino Fundamental- 

  • Projeto Orquestrando Lago do Junco- Secretaria Municipal de Educação de Lago do Junco.

Categoria Ensino Médio

  • Pré-Vestibular Dom Bosco –Balsas

Categoria Ensino Profissional

  • Projeto Coworking  IFMA – IFMA- São Luís Centro Histórico.

A terceira edição do Calvário Cultural acontecerá em dezembro e já conta com adesão  de muitos empreendedores, dos artistas locais, dos membros da Academia Barra-Cordense de Letras, do Colégio de Literatos e com a Parceria da Prefeitura Municipal de Barra do Corda, na pessoa do Prefeito Wellrick  Costa, da Secretaria de Cultura, na pessoa de Luzia Barroso, bem como com o apoio da Igreja Católica na pessoa de Frei Reginaldo, pároco da Paróquia Santa Cruz e contará, mais uma vez, com o protagonismo dos alunos do Curso de Superior de Administração (Bacharelado) no planejamento e execução de todas as ações.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Rádio

Enquete

Você é a favor ou contra a proposta de Reforma da Previdência?

  • A Favor (50%, 5 Votos)
  • Contra (50%, 5 Votos)

Total de votantes: 10

Carregando ... Carregando ...

Facebook