Hemomar registra 50% de queda no número de doações

Houve uma queda de 50% na coleta de sangue se comparado com o mesmo período de 2014, segundo o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). A baixa no número de doações já era esperada, mas preocupa a instituição.

O ideal para o mês do carnaval é que 300 bolsas de sangue sejam coletadas diariamente. O processo de doação é rápido. O candidato passa por exames, tem uma conversa com uma enfermeira sobre as responsabilidades do doador e doenças hereditárias. Após responder um questionário, é hora de sentar na maca e fazer a doação.

Para doar, o voluntário leva 50 minutos. Homens podem doar até quatro vezes por ano e as mulheres, três vezes. No mesmo lugar, o doador também pode fazer parte da pré-seleção para coleta de medula óssea.

Para ser doador, o voluntário precisa ter entre 18 e 69 anos. A primeira doação deve ser feita antes dos 60 anos. O voluntário deve estar saudável e pesar acima de 50 kg. As doações de sangue podem ser feitas no hemocentro localizado no bairro da Jordoa, das 7h30 às 18h. Menores de 16 a 18 têm que ser autorizados pelos pais.

Fonte: G1 MA com informações da TV Mirante

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com