Hemomar reforça pedidos para doação de Sangue no estado, faça sua parte!!

O Centro de Hematologia do Maranhão (Hemomar) está permanentemente em campanha na busca do doador voluntário, que é aquele que decide doar mesmo que não seja para alguém específico. No dia mundial do doador de sangue comemorado ontem (14), a meta era reforçar o estoque que nunca chega ao nível ideal.

Por dia o centro recebe 130 doações, mas para deixar o banco de sangue abastecido é preciso muito mais. De acordo com o Hemomar, nos últimos meses o número de doações diminuiu. A assistente social do Hemomar, Ana Penha, reforçou o pedido e disse que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.

“Uma bolsa de sangue salva até quatro vidas por conta dos hemocomponentes que são divididos. São divididos plaqueta, plasma, crio e hemácias. Cada um desses hemocomponentes vai para um tipo de paciente”, contou.

Hemomar de São Luís recebe 130 doações por dia, mas o número ainda é pequeno (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Hemomar de São Luís recebe 130 doações por dia, mas o número ainda é pequeno (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Números

No Maranhão apenas 1,8% da população doa sangue. Para ajudar a quem precisa, seria necessário que 5% da população maranhense fosse doadora. Tudo começa na recepção do Centro, onde pessoas entre 18 e 69 anos que querem doar sangue são cadastradas.

“Nós perguntamos se a pessoa já é doador, se é pela primeira vez e pedimos o documento de identificação. Depois fazemos o cadastro, encaminhamos para a triagem, orientamos com relação a doação. Após a triagem, se ele tiver apto, direcionar para o atendimento da doação”, explicou Maria José, que trabalha há 2 anos no Hemomar e é atendente.

A maioria das pessoas que doam no centro são antigos frequentadores e o hemomar quer agora atrair novos doadores. Para ajudar o hemocentro, o coordenador geral do “Vida por vidas”, Ronald de Sousa, uniu jovens que trabalham no projeto. Em 10 anos grupo já conseguiu arrecadar mais de 40 mil bolsas de sangue.

“Como instituição religiosa nós percebemos que é uma das mais importantes nesse contexto de contribuir com a hemomar com a realização desse projeto que é tão importante”, afirmou Ronald.

Um exemplo de doador é o funcionário público Antônio Durans. No dia do aniversário ele levantou cedo e deu um presente em vez de receber. Ele conta que foi dar uma oportunidade de vida a alguém.

“Pois é… na verdade fazer uma boa ação, fazer a prática do bem. Isso que é importante. Fazer a doação de sangue”, declarou.

Fonte: G1 MA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com