gov
Governo do Maranhão busca alternativas para evitar impactos nos negócios devido custo da energia elétrica – barradocorda.com – Ribamar Guimarães – “o bom maranhense”
Publicado em: 29 de junho de 2017 - 08:44

Governo do Maranhão busca alternativas para evitar impactos nos negócios devido custo da energia elétrica

Nos últimos dias, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), tem buscado alternativas na tentativa de diminuir os impactos que podem ocorrer caso o aumento da energia elétrica seja consolidado. A maior preocupação é devido o atual momento econômico que o país atravessa e os efeitos negativos que devem atingir os negócios no Maranhão.

O Governo tem se reunido com as agências reguladoras e distribuidoras de energia elétrica no estado, a fim de encontrar soluções que possam atender aos anseios da população. Segundo o Secretário de Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo, vários segmentos e indústrias tem buscado o Governo para compartilhar a mesma preocupação do Executivo Estadual. “Estivemos durante vários dias em reuniões com diversos atores deste processo. Nossa preocupação serão os impactos que este aumento trará não só para as empresas, mas para toda a população”, ressaltou o secretário.

Na terça-feira (27), gestores da Seinc estiveram reunidos com executivos da Cemar, empresa que atende o Maranhão, em busca de soluções. Nos últimos tempos e devido à baixa do nível dos reservatórios de regiões como o Sudeste/Centro-Oeste fizeram o preço da energia elétrica no mercado de curto prazo – o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) – bater seu valor máximo (permitido por lei) de R$ 822 o megawatt hora (MWh) no primeiro semestre (caindo para algo em torno de R$ 700 nas últimas semanas). Em parte, isso ocorre porque sem chuvas é preciso acionar usinas termelétricas, cujo custo de operação é maior.

Com a atual recessão econômica do país, muitas empresas serão impactadas caso o reajuste ocorra. No Maranhão, mesmo com os trabalhos de Governo, como uma situação fiscal considerada uma das melhores do Brasil, ambiente favorável aos negócios, “os impactos certamente serão sentidos por todos”, disse Araújo.

Fonte: http://www.ma.gov.br

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Rádio

Enquete

Você é a favor ou contra a proposta de Reforma da Previdência?

  • A Favor (50%, 5 Votos)
  • Contra (50%, 5 Votos)

Total de votantes: 10

Carregando ... Carregando ...

Facebook