Globo Repórter desta sexta-feira (22) viaja pela Chapada das Mesas

O Globo Repórter desta sexta-feira (22) viaja pela Chapada das Mesas, um parque nacional localizado no Maranhão que ponto de encontro entre três biomas: o misterioso Cerrado, a árida Caatinga e a vigorosa Floresta Amazônica. O repórter José Raimundo se joga mata adentro, chega ao topo da serra e mergulha nos poços naturais de águas cristalinas.

“Fui surpreendido pela grandeza da Chapada das Mesas. Não apenas no tamanho, mas, especialmente, na grandeza da belíssima paisagem. O Maranhão pode se orgulhar de guardar em seu território esse rico patrimônio”, conta o repórter.

O parque é uma área de proteção ambiental que abrange cerca de 160 hectares de Cerrado nos municípios de Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz, no centro-sul do Maranhão. O rio Tocantins é a grande referência desse paraíso. A região é rica em espécies animais e plantas, sem falar no alto potencial turístico em decorrência das belezas naturais da Chapada das Mesas. É um misto de sertão, bosques de buritizais, quedas d’água, cânions e cerrado, explorados através de estradas de terra. O melhor meio de locomoção são os carros 4×4, que conseguem chegar aos locais mais bonitos da região, mas precisa também de disposição para caminhar.

Entre tanta beleza natural, destaque para os papagaios verde-amarelos e para as araras multi-coloridas. As surpreendentes cachoeiras têm águas puras, cristalinas e minerais. José caminha percorrendo o rio com água na altura da cintura para chegar na Cachoeira do Santuário, uma paisagem linda com queda d’água de 50 metros. A claridade entra, o sol avança causando um efeito de espelho na água. Verdadeiro espetáculo da natureza.

A equipe de reportagem entrevista brasileiros que ganham a vida neste lugar isolado. Eles vivem bem e são felizes neste paraíso quase desconhecido. Um deles é Gilberto, dono da fazenda que guarda a trilha para chegar no topo da serra. São 14km de caminhada até a Torre da Lua, onde se vê a chapada de cima.

Não perca! O Globo Repórter vai ao ar logo após a novela Velho Chico.

Fonte: http://redeglobo.globo.com

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com