FMF e clube aprovam proposta para mudança no formato do Campeonato Maranhense

A proposta apresentada pela Federação Maranhense para a mudança na fórmula de disputa do Campeonato Maranhense foi aprovada na manhã desta quinta-feira, no congresso técnico realizado no auditório do TJD-MA. O novo formato do torneio contará com apenas um grupo na fase classificatória, com os quatro melhores avançando para a semifinais e a competição será realizada entre os dias 21 de janeiro e 8 de abril. Os clubes terão mais 10 dias para sugerir eventuais alterações antes da divulgação do texto definitivo do regulamento do Campeonato Maranhense.

Congresso Arbitral para discutir o Campeonato Maranhense 2018 (Foto: João Ricardo)

Congresso Arbitral para discutir o Campeonato Maranhense 2018 (Foto: João Ricardo)

– Temos apenas 18 datas cedidas pela CBF e como fazemos parte da região Nordeste, perdemos cinco datas por causa da Copa do Nordeste. Ficamos com apenas 13 datas para o Campeonato Maranhense e realizaremos em 11 datas. As duas datas abertas são o feriado de carnaval, que historicamente não conseguimos fazer jogos aqui no Estado, e o dia 24 de janeiro – explicou Hans Nina, diretor de competições da FMF.

Em relação ao rebaixamento, assim como nos últimos anos, apenas um time será rebaixado para a Série B do Campeonato Maranhense e o campeão da Segundinha garante o acesso para o torneio. A fase de grupos será disputada apenas com jogos de ida, com cada equipe realizando sete jogos e os quatro melhores avançam para as semifinais, com cruzamento olímpico.

No mata-mata serão jogos de ida e volta, com o time de melhor campanha na classificação geral, jogando pelo empate agregado e com a vantagem de realizar o jogo de volta como mandante.

Além do título, o campeão maranhense de 2018 garante vaga na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste do ano seguinte, enquanto o vice-campeão tem garante a presença na Copa do Brasil. O melhor clube do torneio, que não dispute as Séries B ou C, garante a vaga na Série D.

O Campeonato Maranhense contará com limite de inscrição de 35 jogadores para cada equipe, como ocorreu na Série C em 2017. Somente o goleiro poderá ser substituído.

Seletivo para a Série D
Durante o congresso técnico a FMF também apresentou o calendário para as outras competições em 2018. A Série B do Campeonato Maranhense está prevista para ser realizada nos meses de junho e julho. O campeão do torneio de acesso, além de garantir a vaga no Estadual de 2019, disputará o torneio que indicará o segundo representante maranhense na Série D de 2019.

O torneio seletivo para a Série D passou por votação e foi aprovado com oito votos (Santa Quitéria, Timon, Bacabal, Cordino, Imperatiz, Moto e São José-MA), enquanto apenas o MAC foi contra. O torneio seletivo garantirá a segunda vaga do Estado na Série D de 2019. A competição será sub-23, mas terá um limite de atletas que poderão ser inscritos com idade acima do definido.

Fonte: GloboEsporte.com, São Luís

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com