gov
Falta de chuva faz produtores cortarem gastos em Balsas – barradocorda.com – Ribamar Guimarães – “o bom maranhense”
Publicado em: 31 de janeiro de 2015 - 00:14

Falta de chuva faz produtores cortarem gastos em Balsas

A falta de chuvas nos últimos dias tem feito os agricultores de Balsas, que fica no principal polo agrícola do Maranhão, cortarem gastos. Por causa disso, a previsão é que este ano a produção de grãos no sul do estado recue cerca de 15% em comparação ao ano passado.

Se engana quem pensa que agricultura é só plantar, colher e vender o produto. As grandes lavouras do Maranhão são resultados de muito trabalho fora do campo. Planejamento e controle dos gastos estão ficando cada mais necessários nesta atividade.

O agricultor Valdir Zaltron controla de dentro dos escritórios as receitas e despesas de mais de nove mil hectares de terras em pleno cultivo de soja. Com as previsões de quebra na produtividade, o jeito é replanejar os gastos para não ficar no prejuízo. “Muita gente deixa de melhorar o solo e aplicar infertilizantes, por exemplo, porque, realmente, precisamos economizar um pouco e não fazer um custo elevado, já que se levarmos um tombo não levantamos mais”, diz.

Essa é a realidade de praticamente todos os produtores da região. O economista Adelmar Castro afirma que é preciso manter as contas na ponta do lápis. “O produtor vai ter que fazer o equilíbrio entre custo e receita, com a provável menor produtividade”, explica.

Fonte: G1 MA

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Rádio

Enquete

Você é a favor ou contra a proposta de Reforma da Previdência?

  • A Favor (50%, 5 Votos)
  • Contra (50%, 5 Votos)

Total de votantes: 10

Carregando ... Carregando ...

Facebook