Falta de chuva faz produtores cortarem gastos em Balsas

A falta de chuvas nos últimos dias tem feito os agricultores de Balsas, que fica no principal polo agrícola do Maranhão, cortarem gastos. Por causa disso, a previsão é que este ano a produção de grãos no sul do estado recue cerca de 15% em comparação ao ano passado.

Se engana quem pensa que agricultura é só plantar, colher e vender o produto. As grandes lavouras do Maranhão são resultados de muito trabalho fora do campo. Planejamento e controle dos gastos estão ficando cada mais necessários nesta atividade.

O agricultor Valdir Zaltron controla de dentro dos escritórios as receitas e despesas de mais de nove mil hectares de terras em pleno cultivo de soja. Com as previsões de quebra na produtividade, o jeito é replanejar os gastos para não ficar no prejuízo. “Muita gente deixa de melhorar o solo e aplicar infertilizantes, por exemplo, porque, realmente, precisamos economizar um pouco e não fazer um custo elevado, já que se levarmos um tombo não levantamos mais”, diz.

Essa é a realidade de praticamente todos os produtores da região. O economista Adelmar Castro afirma que é preciso manter as contas na ponta do lápis. “O produtor vai ter que fazer o equilíbrio entre custo e receita, com a provável menor produtividade”, explica.

Fonte: G1 MA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com