Eurodeputado britânico Farage chama UE de ‘máfia’ e gera indignação

O Eurodeputado britânico Nigel Farage, um dos articuladores para a saída do Reino Unido da União Europeia, indignou nesta quarta-feira (5) a Eurocâmara, ao classificar a UE de “gangster” e “máfia” por suas exigências para as negociações do Brexit.

“Estão agindo como a máfia. Acham que somos reféns, mas não somos. Somos livres para ir embora”, disse Farage ante os eurodeputados que debatiam em Estrasburgo (noroeste da França) as linhas vermelhas da Eurocâmara para o processo de divórcio.

Aos gritos de indignação na Câmara, o presidente do Parlamento, o italiano Antonio Tajani, interrompeu o discurso de Farage, ressaltando que é “inaceitável” comparar a Eurocâmara com a máfia.

“Senhor presidente, entendo as sensibilidades nacionais. Mudarei para gangster, que é como estamos sendo tratados. Estão nos dando uma nota de resgate”, respondeu Farage, uma das cabeças visíveis do grupo pró-Brexit no referendo realizado em junho.

Em seu discurso, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, lembrou ao político britânico que “não é a UE que abandona o Reino Unido, é o Reino Unido que abandona a UE”.

O eurodeputado britânico também criticou a UE por querer negociar os termos do divórcio antes de abordar um acordo comercial em ambos os lados do canal da Mancha após o Brexit, assim como por sua postura sobre o enclave britânico de Gibraltar e a enorme fatura que Londres deverá pagar ao sair.

“Gibraltar é claramente um rompedor de acordo”, afirmou Farage, referindo-se a um dos pontos de negociação da UE que estabelece que a aplicação a Gibraltar de qualquer acordo sobre as futuras relações com o Reino Unido deverá ter o acordo prévio entre Londres e Madri.

Desde então, o tom foi subindo sobre o futuro do pequeno enclave com 32.000 habitantes, cedido pela Espanha ao Reino Unido em 1713, mas reivindicado pelo reino espanhol há décadas.

Por France Presse

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com