Em São Luís, previdenciários dormem em filas para garantir benefícios

Para garantir o benefício do seguro-desemprego, uma longa fila de trabalhadores se forma diariamente no Viva Cidadão do bairro Praia Grande, em São Luís. Com previsão de mudanças das regras de concessão para o início de março deste ano, a procura pelo benefício cresceu tanto que tem gente dormindo na fila para conseguir uma senha de atendimento.

O número de senhas quase não consegue atender a grande demanda. Na disputa por uma vaga no atendimento, o servente Tiago Lima chegou de madrugada no Viva Cidadão. Ele trabalhou por dois anos e três meses de carteira assinada e veio pedir o benefício. “Eu cheguei uma hora da madrugada, porque sempre a fila é imensa”, lamenta.

Com o início do ano, as vagas temporárias acabaram em muitas empresas, que também aproveitam o período para cortar gastos. Consequentemente, muita gente acabou ficando sem serviço. Por isso, o Governo anunciou as seguintes mudanças para o seguro-desemprego a partir de 1º de março: o período de trabalho para requerer 1º seguro-desemprego vai triplicar de seis meses para um ano e meio; na segunda solicitação esse tempo cai para um ano; na terceira, cai para seis meses.

As mudanças ocorrerão, também, no abono salarial, auxílio doença, pensão por morte e seguro desemprego.

“Não dá para pagar a tudo, mas dá para amenizar bastante, diz o pedreiro Cleudinei Santos, que usa o benefício para ajudar a pagar as contas.

As mudanças para o seguro-desemprego, promovidas pelo Governo Federal, visam acabar com os altos gastos das contas públicas, enxugar o orçamento e tentar acabar com as fraudes.

Fonte: G1 MA, com informações da TV Mirante

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com