gov
Dilma e Temer se forem cassados, haverá nova eleição? Agência Lupa responde – barradocorda.com – Ribamar Guimarães – “o bom maranhense”
Publicado em: 4 de abril de 2017 - 09:00

Dilma e Temer se forem cassados, haverá nova eleição? Agência Lupa responde

Dilma e Temer podem ficar inelegíveis? Agência Lupa: verdadeiro. O julgamento que começa hoje é regido por uma lei complementar que estabelece que não podem ser eleitos por um prazo de oito anos aqueles que forem condenados por abuso de poder político e econômico em processos eleitorais, exatamente o crime pelo qual está sendo julgada a chapa Dilma-Temer, na ação movida pelo PSDB.

Se Temer for condenado, os brasileiros votarão de novo para presidente? Agência Lupa: ainda é cedo para dizer. Há um conflito de leis. Por isso, o STF teria de analisar qual lei seria aplicada neste caso.

De acordo com o artigo 81 da Constituição, se os cargos de presidente e vice-presidente ficarem vagos nos últimos dois anos do período presidencial, como está acontecendo agora, a eleição para ambos os cargos é feita pelo Congresso, ou seja, de forma indireta. Isso significa que quem vota são os deputados e senadores. Se isso acontecer, os novos governantes eleitos pelo Congresso só poderiam ficar no poder até o fim de 2018, quando acabaria o mandato de Dilma e Temer.

A outra lei, com conteúdo diferente, é o Código Eleitoral, que passou por uma reforma em 2015, e prevê que em caso de vacância dos cargos de presidente e vice-presidente até seis meses antes do fim do mandato, que também é o que está acontecendo agora, deve-se convocar uma eleição direta, com a participação de todo o país.

Portanto, o Supremo Tribunal Federal precisaria decidir qual das duas regras seria aplicada, dependendo do desfecho do julgamento.

Fonte: http://cbn.globoradio.globo.com

Exibindo 1 comentário
Dê sua opinião
  1. Wilson F Leite disse:

    Seria uma bençáo para toda a nação se esse casal fosse caçados.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook