Corpo do mestre Marcelino, do boi de Guimarães, será enterrado hoje

GUIMARÃES – Será enterrado às 8h desta segunda-feira (7) o corpo do mestre Marcelino Azevedo, do bumba meu boi de Guimarães. Ele morreu na manhã desse domingo (6) após complicações da diabetes descoberta recentemente, segundo a filha Cíntia Avelar. O velório está sendo realizado na sede do bumba-boi, no Centro do município de Guimarães. O enterro será no cemitério público da cidade. Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) lamentou a morte de um dos ícones da manifestação de sotaque de zabumba. Marcelino era reconhecido pelo Ministério da Cultura como Mestre em Cultura Popular.

Veja a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) lamenta o falecimento de Marcelino Azevedo, mestre do Boi de Guimarães, (sotaque de Zabumba, o mais tradicional do bumba-meu-boi) ocorrido na manhã de hoje (6). Ele era reconhecido pelo Ministério da Cultura como Mestre em Cultura Popular. No ano de 1971, Seu Marcelino registrou a brincadeira que os seus ancestrais remanescentes de quilombos já praticavam há séculos. Em 1974, o Boi de Guimarães começou a fazer apresentações em São Luís durante as festas de são João. Atualmente, o Boi de Guimarães é hoje uma das “brincadeiras” mais tradicionais do Brasil.

Fonte: Imirante.com

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com