Começou o Encontro de Culturas,e reúne indígenas e manifestações tradicionais em GO

O Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros começou nesta sexta-feira (15) e reúne grupos indígenas, oficinas e manifestações tradicionais brasileiras, como maracatu, folia, congada e capoeira. O evento acontece anualmente em São Jorge, distrito de Alto Paraíso de Goiás, e tem o objetivo de promover a valorização das raízes e a integração entre culturas.

“A expectativa é proporcionar uma vivencia diferenciada para as pessoas, além dos passeios pelas belezas naturais da região. Além disso, é promover um reconhecimento das raízes brasileiras, fortalecendo nossa identidade cultural e, com isso, nos ajudar a melhorar como pessoas, transformar o mundo”, disse o organizador do evento, Juliano Basso.

Juliano ainda comenta que o evento tem características muito marcantes. “O Encontro, desde sua fundação, manteve, de certa forma, sua tradicionalidade. As bases do evento são as mesmas. Óbvio que também temos algumas novidades, como o encontro de pajés e raizeiros, por exemplo”, completou.

O encontro, que vai até o dia 30 deste mês, começa com a Aldeia Multiétnica, uma reunião entre vários grupos indígenas que conta com troca de conhecimentos e experiências entre si e também com o público. Na 10ª edição, o foco é discutir o conflito de comunicação e a transmissão dos saberes tradicionais entre as gerações com a chegada das novas tecnologias.

Diariamente o público poderá assistir a danças e rituais de cada etnia, conhecendo um pouco mais de seus costumes e realidade. Serão feitas rodas de prosa, oficinas e até exibição de filmes elaborados pelos próprios indígenas.

Comunidade Kalunga participa do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros em Alto Paraíso de Goiás (Foto: Anne Vilela/Divulgação)
Comunidade Kalunga participa do evento na Chapada dos Veadeiros (Foto: Anne Vilela/Divulgação)

Depois da aldeia, a programação será concentrada nos grupos de cultura tradicional, com apresentações, trocas de experiência e oficinas.

Durante o festival também estarão presentes moradores da comunidade Kalunga, formada por descendentes de escravos que se refugiaram em quilombos. Eles são responsáveis pela cerimônia de abertura do evento na vila, com o tradicional hasteamento do mastro do Divino Espírito Santo, e a encenação do Império Kalunga.

Toda a programação é aberta ao público. O evento conta com atrações gratuitas e outras em que é necessário adquirir o ingresso. “São preços populares, além disso, alunos de escolas públicas da região não pagam, estudantes também têm desconto”, disse o organizador.

Serviço:
XVI Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros.
Data: 15 a 30 de julho de 2016
Local: Vila de São Jorge, Alto Paraíso de Goiás
Mais informações: www.encontrodeculturas.com.br

Fonte: Vitor Santana Do G1 GO

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com