Cemar anuncia investimentos para o Maranhão

Junto ao desenvolvimento do Estado, também aumenta naturalmente a demanda de energia, base para todo crescimento econômico. Por isso, somado a esse potencial do nosso Estado, a Cemar está investindo constantemente no sistema elétrico (na sua área de concessão), para fornecer energia de qualidade no sentido de também atrair novos investimentos e a satisfação de cada cliente.

Até o final de 2016, serão mais de 700 milhões de reais aplicados em obras de construção de novas subestações, ampliações e novas tecnologias voltadas à expansão e modernização do sistema elétrico. Os números que a Companhia apresenta são bem expressivos e reforçam o reconhecimento da Cemar estar em primeiro lugar em qualidade de energia em 2015, se mantendo pela terceira vez neste ranking da ANEEL.

Quando comparamos a Cemar de 2004 – onde o novo modelo de gestão da Equatorial Energia direcionou todas as forças para a missão de fornecer energia elétrica de qualidade para todo o Estado – com a Cemar de hoje, é notório o quanto foi expandido e fortalecido o sistema elétrico no Maranhão. Para termos uma ideia dessa ampliação, a quantidade de subestações era insuficiente para atender as necessidades dos 217 municípios maranhenses. Crescemos de 80 para 134 subestações, entre novas e ampliadas, ou seja, maior carga para atender o crescimento não apenas populacional, mas também os novos investimentos e empreendimentos nas áreas industrial, comercial e agrário.

Essas novas subestações configuram uma potência instalada hoje de 2.600 MVA (Mega Volt Ampere). Outro dado relevante é a ampliação de 4.800 km para 7.400 km de linhas de transmissão, que se formos comparar daria para interligar toda a linha costeira do Brasil (7.367 km). Além disso, crescemos 540% na quantidade de transformadores instalados. Aumentamos de 19 mil para 121 mil transformadores. Isso representa e reforça o poder de distribuição da Companhia e a necessidade de atendimento à crescente demanda por energia elétrica com qualidade dos clientes residenciais, comerciais e industriais.

Já que estamos abordando a ampliação e expansão do sistema, o Programa Luz Para Todos – PLPT reflete uma evolução extraordinária: saímos de zero ligação para 335 mil novas ligações, em parceria com o Governo Federal, ou seja, mais de 1,6 milhão de pessoas receberam energia no Maranhão pelo PLPT, entre eles povoados, comunidades quilombolas e aldeias indígenas, que hoje estão usufruindo dos benefícios e comodidade que a energia traz.

Inovação e tecnologia – Além dos recursos destinados para a expansão e fortalecimento do sistema elétrico, o investimento também será feito utilizando novas tecnologias em Redes Inteligentes. Essa visão em busca da modernização do sistema acontece em prol da eficiência, agilidade e tratativa das ocorrências de interrupção no fornecimento de energia com a mínima, ou nenhuma percepção por parte dos clientes.

O exemplo disso é que a Cemar possui hoje 100% de suas subestações automatizadas e uma grande parte de seus circuitos, alimentadores e linhas de transmissão operando com esquemas de Loop Automátion e Self-healing que permitem o Restabelecimento Automático de carga. Esse sistema foi desenvolvido pela própria Cemar com a utilização de equipamentos inteligentes que, ao identificar uma interrupção ou queda de energia, faz automaticamente, sem a interferência humana, a interligação com outra rede de energia elétrica. Essa ação proporciona maior agilidade no restabelecimento do fornecimento de energia e conforto para os consumidores. Uma grande parte de São Luís já está toda coberta por esta rede inteligente. Agora será a fase de implantação nas demais regiões do Estado.
Atualmente a Cemar dispõe de vários recursos tecnológicos e desenvolvimento das chamadas redes inteligentes (Smart Grids) em um laboratório de distribuição, que funciona dentro da empresa e serve para a apresentação de novas tecnologias em uma plataforma unificada.

Investir em energia elétrica de qualidade é uma das prioridades da Cemar. E as ações que estão sendo desenvolvidas colaboram, ainda mais, com o reconhecimento de todo esse trabalho. Foi desta forma, que a Agência Nacional de Energia Elétrica- ANEEL, em 2015, reconheceu a Cemar como a Melhor Distribuidora de energia do País, em qualidade do fornecimento (indicadores de continuidade). E o desafio deste ano é que a Companhia melhore ainda mais para fornecer energia elétrica de qualidade e contribuir para o desenvolvimento do Maranhão.

Para Sérvio Túlio, Vice-presidente de Operações da CEMAR, “sem dúvida a qualidade da energia fornecida no estado do Maranhão foram visivelmente melhoradas ao longo destes 11 anos. Melhoramos o que já fornecíamos e isso assegura as condições necessárias para expandirmos o sistema e atendermos a demanda que cresce junto com o Estado. Nosso trabalho não para. Ao contrário, ele evolui e se fortalece de mãos dadas com o Maranhão”, disse Sérvio.

(Assessoria de Imprensa da Cemar)

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com