Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada no Maranhão

A Campanha de Vacinação contra a gripe será prorrogada até o dia 15 de junho em todo o país e no Maranhão não será diferente. A recomendação do Ministério da Saúde foi adotada em decorrência dos possíveis impactos da paralisação dos caminhoneiros no transporte público e nos atendimentos em serviços de saúde.

A campanha estava prevista para encerrar nesta sexta-feira (1º de junho), sendo que 100% das doses da vacina (60 milhões) já foram distribuídas aos estados que estão devidamente abastecidos.

O Maranhão alcançou 70,29% de cobertura vacinal. O público com maior cobertura da vacina contra a gripe no estado é de indígenas, que já alcançou índice de 99,94%. O grupo com menor percentual é de crianças de 2 a menos de 5 anos, com 45,37%. São ainda prioridade na campanha puérperas (86,10%), professores (77,28%), trabalhador de saúde (77,26%), idosos (74,76%), crianças de 6 meses a menos de 2 anos (74,69%) e gestantes (67,51%).

A Secretaria de Saúde informou que algumas prefeituras relataram dificuldades de realizar ações de vacinação nesta última semana, em especial em povoados e agrupamentos mais afastados, devido à falta de combustíveis provocada pela greve dos caminhoneiros, mas que gestores regionais chegaram a disponibilizar veículos da SES para garantir a imunização.

De acordo com o Ministério da Saúde, após o fim da campanha a vacinação poderá ser ampliada para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos, caso haja disponibilidade de vacinas nos estados e municípios.

O Ministério reforçou ainda a importância dos estados e municípios continuarem a vacinar os grupos prioritários, em especial, crianças, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, público com maior risco de complicações para a doença. Até o momento faltam 18,8 milhões de pessoas a serem vacinadas em todo o país.

Fonte: G1 MA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com