gov
Brasileiro tem mais dificuldade com orçamento no primeiro trimestre do ano – barradocorda.com – Ribamar Guimarães – “o bom maranhense”
Publicado em: 19 de janeiro de 2021 - 09:24

Brasileiro tem mais dificuldade com orçamento no primeiro trimestre do ano

Os gastos das pessoas acompanharam a flutuação de renda durante o ano, ou seja, quando a renda cai, a tendência é economizar uma porcentagem maior dos ganhos, de acordo com a pesquisa da fintech Olivia

Os primeiros meses do ano costumam ser de maior dificuldade para os brasileiros conseguirem se manter dentro do orçamento, segundo levantamento da fintech Olivia feito com amostra de dados de 10,2 mil usuários de seus serviços. O número de pessoas que pediram empréstimo no primeiro trimestre de 2020 foi 188% superior à média de todo o restante do ano passado.

“Isso nos chamou particularmente a atenção porque o ano passado foi atípico. Mesmo tendo sua renda impactada pelo isolamento social causado pela pandemia, que começou em meados de março no Brasil, foi nos primeiros meses do ano que as pessoas mais precisaram recorrer ao crédito”, diz Lucas Moraes, co-fundador da Olivia.

Os gastos com IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em janeiro de 2020 representaram 9% do total de gastos do mês, mais que o dobro da média dos outros meses do ano (4%), segundo o estudo. Além do IPTU, janeiro é um mês em que começa a cobrança do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e em que chega a fatura do cartão de crédito com os gastos de dezembro, mês de compras de Natal.

“Analisando os dados, ficou claro para a gente que janeiro é um mês particularmente difícil para a organização financeira”, diz Moraes.

De acordo com a pesquisa da Olivia, os gastos das pessoas acompanharam a flutuação de renda durante o ano, ou seja, quando a renda cai, a tendência é economizar uma porcentagem maior dos ganhos. Já nos meses de alta dos rendimentos, as pessoas ganham confiança e têm gastos próximos do total daquilo que recebem.

No ano passado, abril, maio e junho foram os meses de menor rendimento. A renda média no período foi 14% menor do que nos outros meses. Nesse período, as pessoas gastaram 78% de sua renda, em média, enquanto nos meses de maior rendimento esse gasto foi de 85%. Entre março e abril, especialmente, houve uma queda de renda de 15% e de 21% gastos.

Por Weruska Goeking, Valor Investe — São Paulo https://valorinveste.globo.com/

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Rádio

Enquete

Você é a favor do isolamento social em época do Coronavírus?

  • Sim (100%, 7 Votos)
  • Não (0%, 0 Votos)

Total de votantes: 7

Carregando ... Carregando ...

Facebook

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com