Brasil testa novo sistema de GPS espacial voltado para foguetes

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) deu início na sexta-feira (30) à fase de lançamentos do projeto Satélite de Reentrada Atmosférica (Sara) com o lançamento do 12º Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), por meio da Operação São Lourenço. O projeto Sara consiste em uma plataforma suborbital destinada a realizar estudos e pesquisas em ambiente de microgravidade por até 10 dias.

Em novembro, um novo lançamento, desta vez de um VS-40M V03, irá levar uma versão simplificada do Sistema de Navegação (Sisnav). O experimento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é um receptor GPS para aplicações espaciais com a função básica de informar com precisão a posição e a velocidade de um foguete ou satélite no espaço.

Quando concluído, o sistema será usado no Veículo Lançador de Satélites (VLS-1), principal foguete de fabricação nacional com o objetivo de levar satélites brasileiros à órbita do planeta, desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

Iniciada em 22 de outubro, a Operação São Lourenço vai até 13 de novembro e conta com efetivos civis e militares do CLA, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), esquadrões aéreos da Força Aérea Brasileira (FAB), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), Marinha do Brasil, Agência Espacial Alemã (DLR) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Fonte:  G1 MA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com