gov
Brasil e EUA concluem acordo para uso comercial do CLA em Alcântara – barradocorda.com – Ribamar Guimarães – “o bom maranhense”
Publicado em: 12 de março de 2019 - 10:00

Brasil e EUA concluem acordo para uso comercial do CLA em Alcântara

Depois de 20 anos de negociação, Brasil e Estados Unidos da América (EUA) concluíram os termos do acordo para o uso comercial do Centro de Lançamentos de Alcântara (CLA), situado no município de Alcântara, a 30 km de São Luís.

O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) tem cláusulas que protegem tanto a tecnologia usada pelos norte-americanos quanto pelos brasileiros. Pelo acordo, os Estados Unidos poderão lançar satélites, foguetes e mísseis do local, mas o território de Alcântara continuará sendo espaço de jurisdição brasileira.

O tema do AST sobre o CLA já vinha sendo debatido pelos dois países desde o ano 2000, quando o então presidente Fernando Henrique Cardoso assinou o acordo, rejeitado na sequência pelo Congresso Nacional Brasileiro.

Segundo a Embaixada do Brasil nos Estados Unidos, o documento está sendo revisado e deverá ser anunciado na visita do presidente da República, Jair Bolsonaro, ao presidente norte-americano, Donald Trump, que ocorrerá na próxima terça-feira (19) na Casa Branca, em Washington, nos EUA. O acordo, que passa por revisão de tradução dos dois lados e última análise jurídica, vale pelo período de um ano, no entanto poderá ser prorrogado.

Fonte: G1 MA

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Rádio

Enquete

Se você fosse o Presidente Eleito do Brasil o que melhoraria de imediato no País?

  • Educação (45%, 9 Votos)
  • Segurança (30%, 6 Votos)
  • Saúde (25%, 5 Votos)
  • Moradia (0%, 0 Votos)

Total de votantes: 20

Carregando ... Carregando ...

Facebook