Após cinco dias, reféns de índios Guajajaras são liberadas no MA

Após cinco dias mantidas como reféns por indígenas da etnia Guajajaras na aldeia Maçaranduba, em Bom Jardim, no Maranhão, as quatro funcionárias do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena (Dsei) foram liberadas, no fim da tarde desta terça-feira (14), segundo a Polícia Federal (PF).

As reféns liberadas são a psicóloga Ivone Ferreira, a engenheira ambiental Leeds Vilar e outras duas mulheres não identificadas até o momento, que seriam enfermeira e técnica de enfermagem.

Segundo a PF, foi instaurado inquérito policial para identificar os responsáveis, que responderão por eventual crime de seqüestro (art. 148 do Código Penal), conforme for apurado nas investigações. “Após diversas tratativas, no final da tarde de hoje, foi obtido êxito na negociação com os índios, que resultou na soltura das quatro reféns”, diz nota da PF enviada à imprensa.

O marido da engenheira ambiental Jefferson Aleixo confirmou ao G1 que falou com a esposa ao telefone por volta de 17h30 e disse que está aliviado após viver cinco dias de tensão. Ela me ligou logo depois de ter sido liberada. Nos falamos bem rápido e ela disse que estava bem. Graças a Deus que o pesadelo acabou. Foram cinco dias de muita agonia”, disse.

Entenda
Dois homens já haviam sido liberadas nessa segunda-feira (13), após negociações com a PF. Eles faziam parte do quadro de funcionários de uma empresa que estava realizando obras dentro da aldeia.

Os seis foram feitos reféns no último fim de semana, depois que foram impedidos de sair da aldeia após a promoção de palestras sobre educação e saúde indígenas. Os índios exigiam a presença do coordenador da Dsei Alexandre para pedir garantias de melhores condições sanitárias e educacionais.

O coordenador acompanhava as negociações junto com duas equipees de policiais federais enviadas ao local no domingo (12).

Finte:  G1 MA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com