Ao lado de Temer, chefe da Marinha compara crise à fúria do mar

BRASÍLIA – Enquanto o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga se cassa o mandato do presidente Michel Temer, o comandante da Marinha atacou a “crise profunda” que “assola” e “ameaça” o país. Ao lado de Temer nesta sexta-feira, em cerimônia pelos 152 anos da Batalha do Riachuelo, Eduardo Bacellar comparou o momento nacional a duras tempestades no mar.

— Hoje assistimos ao país ser assolado por crise profunda e multifacetada. Assim como as tempestades dos mares em fúria trazem perigo ao navio, ameaça destruir o sonho de grande nação que podemos e devemos alimentar — disse o chefe da Marinha.

Temer é investigado por três crimes no Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro responsável por este e os outros inquéritos da Lava-Jato na Corte, Edson Fachin, seria agraciado com a Ordem do Mérito Naval, mas não foi à cerimônia. O colega Luis Roberto Barroso também faltou. Já Alexandre de Moraes, ministro indicado por Temer para o STF há três meses, compareceu.

O almirante de esquadra Bacellar disse também que o Brasil eliminará “posturas arcaicas”, e reafirmou o compromisso da Marinha com a Constituição. O militar afirma reconhecer a gravidade da crise, mas defende que os brasileiros sempre serão superiores a essas instabilidades.

— Haveremos de vencer, eliminando posturas arcaicas e lutas que nos paralisam e dividem.

O discurso de Eduardo Bacellar ainda alertou para riscos à segurança externa, argumentando que não deve haver ilusão sobre o assunto.

— Não podemos nos iludir com a sensação de segurança externa e perenidade da paz — declarou, emendando:

Em 19 de abril, em entrega de condecorações do Exército, com Temer, foi a vez do chefe dessa Força criticar os “incontáveis escândalos de corrupção” por que passa o país. O comandante Eduardo Villas Bôas lamentou a “aguda crise moral”.

No discurso, que foi lido pelo mestre de cerimônias, Michel Temer se limitou a elogiar a trajetória da Marinha.

Fonte:   EDUARDO BARRETTO do site https://oglobo.globo.com

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com