Alto risco de surto pelo Aedes Aegypti em 14 cidades do Maranhão

O Maranhão está em estado de alerta de acordo com o LIRAa (Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes Aegypti), feito pelo Ministério da Saúde, referente aos risco de Dengue, Zika e Chikungunya. Dos 217 municípios, 216 fizeram o levantamento e 14 estão em risco alto de surto, 93 estão em alerta, inclusive a capital, São Luís, e 109 estão em condição satisfatória. Os nomes das cidades não constam no relatório.

No país, 357 municípios foram classificados como estado de risco, 1.139 estão em alerta e 2.450 estão em situação satisfatória. O levantamento, é importante para a definição de estratégias no combates às doenças, que podem levar até a morte.

O levantamento revelou o quanto as pessoas pecam pela desatenção quanto à prevenção contra o mosquito causador das doenças. No país, foram encontrados mais de 65 mil focos do Aedes Aegypti, entre caixas d’água, cisternas, pneus e garrafas. Muitos desses em residências.

A divulgação do LIRAa veio acompanhada de uma campanha educativa com depoimentos de pessoas vítimas de alguma forma das doenças, entre elas uma mãe que foi atingida pelo Zica durante a gestação e sua filha nasceu com microcefalia.

Foi anunciado ainda pelo Ministério da Saúde um investimento na ordem de R$ 18 milhões para campanhas em rádio, televisão e internet.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com