Agricultores do sul do MA podem ter pior safra de soja dos últimos 20 anos

Os agricultores da região sul do Maranhão podem ter a pior safra de soja dos últimos 20 anos.  Apesar de ter começado a chover na região, o volume não é suficiente para o desenvolvimento das lavouras e a instabilidade no clima já dura mais de três meses.

O gerente de fazenda Almar Peruzzo diz que a maioria das lavouras as máquinas ficaram paradas no campo aguardando a chuva que não veio. Ele acrescenta que sem a chegada do período chuvoso não há possibilidade do plantio da soja. “Sem a chuva não tem como plantar porque tem que ter umidade no solo. Tem que molhar o solo para a semente germinar”.

Em dezembro do ano passado choveu apenas 50 milímetros, a pior média histórica dos últimos 20 anos na região sul do Maranhão. Quem plantou não tinha certeza se as sementes iriam germinar. Como é o caso do agricultor Anderson Sandri que afirma que com a ausência da chuva já prevê os possíveis prejuízos no setor.

“Está complicado porque se a gente não tiver uma chuva parelha com o custo que a gente está tendo da semente hoje que é muito cara vai ser muito difícil porque você vai replantar uma semente hoje que o custo dela está oito, nove, dez reais o quilo é absurdo. É muito caro”, desabafa o agricultor.

Até a última semana de 2015 apenas 70% dos 700 mil hectares previstos para a safra de soja no sul do Maranhão haviam sido plantados, e como não choveu regularmente o resultado não é nada animador.

O agrônomo Eduardo Montechesi explica que se as chuvas não começaram a cair na região a pouca lavoura que ainda resta estará perdida. “Não conseguiu se estabelecer direito devido a falta de água. A parte vegetativa não conseguiu se desenvolver e já entrou no reprodutivo e não tem porte e, provavelmente, se não continuar chovendo essa lavoura já estará perdida”.

O agrônomo Eduardo Montechesi acrescenta ainda que a maioria dos agricultores pode desistir da soja e aguardar a chuva para plantar milho, uma forma de amenizar os prejuízos.

“A alternativa que a gente ainda teria se as chuvas normalizassem é um plantio com milho e/ou se voltar a chover bem a gente ainda teria uma chance de algum plantio de soja porque muitas das áreas que plantaram se perderam e essas áreas já vão para o milho, e alguma área que não plantou ainda o produtor ainda vai tentar alguma coisa com soja”, finaliza.

Fonte: G1 MA, com informações da TV Mirante

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com