Ação de saúde é realizada para indígenas em aldeia do Maranhão

Até o dia 18 de setembro, na Aldeia São José, município de Montes Altos (MA), cerca de 800 indígenas devem ser beneficiados com atendimentos especializados e procedimentos de média complexidade, que inclui cirurgias.

A 41ª Expedição da Saúde é uma ação implementada por meio de uma parceria entre a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, a organização não-governamental Expedicionários da Saúde (EDS), Ministério da Defesa e governos locais.

A previsão é de que sejam realizadas aproximadamente 480 cirurgias, principalmente de correção de hérnias e catarata. A população da aldeia e acompanhantes dos pacientes poderão receber atendimento especializado em pediatria, ginecologia, clínica geral e oftalmologia. No caso do atendimento oftalmológico, haverá doação de óculos aos que necessitarem de correção visual.

De acordo com o Ministério da Saúde, são investidos cerca de R$ 2,5 milhões em cada operação em parceria com a EDS. Os recursos são destinados ao apoio logístico e adequação da infraestrutura do local, entre outras providências.

DSEI Maranhão

O Distrito Sanitário Especial Indígena do Maranhão atende a uma população de mais de 36 mil indígenas, distribuídos em 420 comunidades, presentes em 20 municípios do Estado. O Maranhão conta com povos de oito etnias, três das quais na área do polo base Amarante: Guajajara, Gavião e Krikati.

Fonte: G1 MA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com