gov
5 dicas infalíveis de como se livrar do aluguel – barradocorda.com – Ribamar Guimarães – “o bom maranhense”
Publicado em: 10 de abril de 2020 - 13:22

5 dicas infalíveis de como se livrar do aluguel

Foto/ Freepik

O aluguel em São Luís não é dos mais baratos. Devido a inflação, a alta dos preços, a especulação imobiliária e uma série de outros fatores, o valor de locação está relativamente “salgado”. Além disso, por conta da crise financeira, o aluguel é sempre um item que pesará demais no bolso do consumidor.

O aluguel é sempre um valor que impacta bastante o orçamento mensal, comprometendo uma parte significativa da renda. Ademais, todo mundo sonha em ter a casa própria e, desse modo, poder se livrar dessa despesa e direcionar esse recurso para outros projetos que se tenha na vida.

Para tornar possível a vontade de se livrar do aluguel, forneceremos adiante cinco dicas poderosas para ajudar você nessa missão.

1.Organize com eficácia e inteligência as suas finanças

Se tem um passo que é crucial, essencial, de suma relevância para se livrar do aluguel e conseguir obter um imóvel próprio é fazer a devida organização das finanças. É um item decisivo e imprescindível em todo esse processo.

De nada adianta querer comprar um imóvel, negociar, se você não tem condições financeiras ou mesmo disciplina o bastante para efetuar essa aquisição. Afinal, é um compromisso que perdurará por um bom tempo, levando anos e anos a fio da sua vida para quitar o pagamento.

Isso é ainda mais importante se você vive de aluguel, pois além de arcar com o aluguel em si e as despesas da casa em geral, tem de juntar dinheiro suficiente para comprar o imóvel à vista ou ao menos obter um montante para dar como entrada, financiar o resto e pagar as parcelas do financiamento.

Organize todas as suas contas. Faça uma planilha e coloque nela toda sorte de gastos que você realiza durante o mês. Em seguida, anote todas as fontes de renda que possui. Faça os devidos cálculos e diante do seu orçamento mensal disponível, veja o quanto você pode economizar por mês e em quanto tempo você terá dinheiro o suficiente para começar essa nova fase de sua vida.

O interessante do planejamento financeiro é que você terá maior clareza do seu padrão e custo de vida e onde possa estar eventualmente desperdiçando dinheiro. Nesse caso, vale a pena ver onde é possível cortar gastos. Se tiver dívidas, procure fazer acordos e quitá-las.

2.Poupe ao menos um pouco todos os meses

Se você está livre de dívidas, está com as finanças devidamente organizadas e em dia, agora é o momento perfeito para você definir o quanto do seu rendimento mensal você pode guardar. Em outras palavras, é a hora que você deve estabelecer o quanto de dinheiro você pode poupar por mês.

O ideal mesmo é que se poupe algo em torno de 30% dos seus ganhos mensais. Contudo, vale a pena salientar que não é interessante apenas guardar esse dinheiro na poupança para não precisar mais pesquisar por apartamentos para alugar em São Luís. É mais útil que você invista ao menos uma parte desse dinheiro.

Para investir com mais inteligência, procure por opções de investimento que sejam seguras e rentáveis para fazer com que esse montante cresça bastante e aumente os seus recursos disponíveis.

Não é tão interessante guardar na poupança, conforme já foi citado anteriormente, pelo fato da inflação estar em um momento de alta e o seu rendimento ser muito baixo. Aliás, há muito tempo o rendimento da poupança não fica acima de 0,5%. Sendo assim, vale a pena ir atrás de fundos de renda fixa que sejam bem seguros também, porém que apresentem um rendimento maior, como o Tesouro Direto e o CDB, por exemplo.

3.Conheça todas as opções de pagamento disponíveis

Obviamente que é preferível comprar um imóvel à vista, pois isso livra dos juros, taxas, enfim, de todos os custos adicionais envolvidos na aquisição do imóvel e ainda por cima conseguir alguns bons descontos.

Entretanto, boa parte das pessoas não possui dinheiro o bastante para fazer tamanha transação à vista. Desse modo, é preciso recorrer a outras formas de pagamento existentes no mercado, que permitem parcelar o valor do imóvel.

Uma dessas formas de pagamento é nada mais, nada menos do que o consórcio. Nesse tipo de pagamento, não é necessário dispensar um valor para dar de entrada, sendo exigido somente o pagamento mensal da cota em consonância com as suas condições financeiras. Mensalmente, são feitos sorteios e, caso você seja contemplado, ganhará o imóvel, ainda que o pagamento das cotas não tenha terminado.

Além disso, as parcelas do consórcio são fixas, sem a incidência de juros, sendo essa uma transação que conta com a fiscalização do Banco Central.

Outra forma de pagamento, talvez a mais comum e usada para comprar um imóvel é o financiamento. Nessa modalidade, o comprador precisa dar um determinado valor como entrada do pagamento. Além disso, incidem juros, taxas e uma série de outros custos, além de outras exigências. Um dos bancos mais procurados para esse tipo de transação é a Caixa Econômica Federal. No entanto, há outros bancos que oferecem esse produto.

4.Selecione com cautela e crítica o imóvel que deseja comprar

Pode parecer uma dica óbvia, mas é onde muitas pessoas acabam errando e tendo muitas dores de cabeça. Na ansiedade de se livrar da necessidade de correr atrás de casas para alugar em São Luís, eles não fazem as verificações necessárias sobre o imóvel em questão.

Isso quer dizer não apenas verificar a documentação, mas também as condições do imóvel e como é o bairro onde ele está localizado. Afinal, isso terá um impacto direto no seu custo de vida.

5.Leve em consideração adquirir imóveis na planta

Os imóveis na planta geralmente apresentam um valor mais convidativo do que os que já estão efetivamente prontos. Além do bom desconto no preço, são edificações novas, com instalações novas, reduzindo assim os gastos com manutenção.

Além disso, como essa aquisição pode ser feita de forma direta com a incorporadora, haverá maiores vantagens e facilidades na transação, uma vez que eles são menos criteriosos na concessão de crédito.

Agora você tem em mãos dicas poderosas e imperdíveis para saber como criar condições reais e sólidas de como se livrar do aluguel e conquistar o sonho da casa própria. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Rádio

Enquete

Você é a favor do isolamento social em época do Coronavírus?

  • Sim (100%, 7 Votos)
  • Não (0%, 0 Votos)

Total de votantes: 7

Carregando ... Carregando ...

Facebook

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com