Planalto anuncia Jucá novo líder do governo no Senado e André Moura, no Congresso

O Palácio do Planalto anunciou nesta segunda-feira (6) que o presidente nacional do PMDB, senador Romero Jucá (RR), será o novo líder do governo no Senado e o deputado André Moura (PSC-SE), o novo líder do governo no Congresso Nacional.

O anúncio foi feito por meio de uma nota divulgada no início da noite pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência.

No texto, de um parágrafo, o Planalto afirma que “ambos parlamentares somarão esforços no Congresso para promover a votação e aprovação das reformas essenciais para a sociedade brasileira”.

Romero Jucá é o atual líder do governo no Congresso e passará a ocupar o cargo de líder do governo no Senado deixado por Aloysio Nunes (PSDB-SP), que tomará posse nesta terça (7) como novo ministro das Relações Exteriores.

No ano passado, o peemedebista chegou a ser ministro do Planejamento do governo Temer, mas pediu demissão do cargo após a revelação de uma conversa entre ele e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado na qual Jucá sugeriu um “pacto” para barrar a Lava Jato e “estancar a sangria” da operação.

Já André Moura ocupou o posto de líder do governo na Câmara até a semana passada, quando foi substituído por Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Ele assumirá a função atualmente desempenhada por Jucá.

Tanto Jucá quanto Moura deverão participar de um jantar oferecido por Temer na noite desta segunda, no Palácio da Alvorada, a políticos aliados para discutir a reforma da Previdência.

O que faz o líder

Como líder do governo, cabe ao parlamentar, por exemplo, articular junto aos demais deputados que integram a base aliada do Planalto as votações de interesse do Executivo.

O novo líder também é o responsável por definir, em conjunto com os ministros da articulação política – atualmente Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo) e Eliseu Padilha (Casa Civil) – e com o presidente da República, as estratégias que o governo adotará para aprovar projetos na Câmara e no Senado.

Para este ano, na Câmara, o governo tem como prioridade a aprovação das reformas da Previdência Social e Trabalhista.

No Senado, o Planalto também espera aprovar as duas reformas e o projeto que estabelece uma nova etapa do programa de repatriação (regularização de bens mantidos por brasileiros no exterior não declarados à Receita, mediante pagamento de multa e imposto de renda).

Íntegra

Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pela Presidência:Nota:

O presidente da República, Michel Temer, indicou o deputado André Moura (PSC-SE) como novo líder do governo no Congresso. E o Senador Romero Jucá (PMDB – RR) à Liderança do Governo no Senado. Ambos parlamentares somarão esforços no Congresso para promover a votação e aprovação das reformas essenciais para a sociedade brasileira.

Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República

Fonte:  Luciana Amaral, G1, Brasília

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com