Casos de dengue, Zika e chikungunya aumentam no MA

Em Açailândia, a 600 km de São Luís, os casos suspeitos de dengue, vírus da zica e febre chikungunya só aumentam, segundo as notificações da Secretaria do Município.

Do inicio de janeiro à primeira quinzena de março deste ano mais de 800 casos de dengue, vírus da zika e febre chikungunya foram notificados na cidade de Açailândia.

O maior registro são pessoas com sintomas da dengue com 646 notificações, seguido de 133 casos do vírus da zika e 35 casos de febre chikungunya. Três bebês com microcefalia estão sendo acompanhados.

A coordenadora de endemias, Adriana Parra, afirma que duas mães que tiveram filhos com microcefalia estão sendo acompanhadas. “Duas mães tiveram sintomas no início da gravidez. Quando veio a nascer foi detectado o perímetro cefálico. Eles recebem acompanhamento com a neurologista aqui. Tem uma que tá em Imperatriz e tem outra que já foi enviada pra São Luís”.

No ultimo levantamento de índice rápido do Aedes (Lira), Açailândia estava com 3,50 por cento. O número bem acima do aceitável pelo Ministério da Saúde que é de um por cento. O bairro com maior índice de infestação é o centro.

Para tentar diminuir os números, os 37 agentes de endemias que atuam na região já começaram a trabalhar em parceria com os pouco mais de 200 agentes de Saúde nas visitas as casas com o objetivo informar sobre a prevenção e cuidados com o mosquito Aedes aegypti.

Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde de Açailândia, cada agente de endemia é responsável por atender 1000 famílias. Até o momento, um total de 34 áreas do município continua sem a presença desse profissional. A aposentada Maria da Penha diz que é preciso ter cuidado para não adoecer.  “A gente tem cuidado e os outros não tem. Então corre o risco de pegar uma dengue”, finaliza a aposentada.

Além das informações, os agentes também fazem a aplicação de produtos químicos que são próprios para o combate à larva do mosquito Aedes aegypti.

Fonte: G1 MA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com