22 dicas de preparação para os concursos públicos

Dica (1) – Não existe concurso ruim! No mundo dos concursos públicos, algumas seleções possuem poucas vagas ou salários baixos. Pensando assim, muitos candidatos desistem da inscrição.
Dica (2) – Concurso público é até passar! Estudar para concursos muita dedicação e comprometimento. Poucos são aqueles que ficam bem posicionados nas primeiras vezes que fazem as seleções. Lembre-se que concurso não é um sprint de 100 metros, mas uma maratona de 42 quilômetros.
Dica (3) – Beijinho no ombro pro recalque passar longe! As pessoas irão te elogiar: “Que sorte einh! Marcou os “x” nas posições certinhas. Parabéns!”. Sorte? Você teve sorte? Ninguém irá te perguntar quantas horas você estudou, quantas festas você deixou de ir, quantos(a) namorados(a) você deixou de ter, quanto dinheiro você economizou para comprar os livros, quantas noites mal dormidas. Isso se chama sorte? Trabalho e perseverança são as chaves do sucesso!
Dica (4) – Dominar os conteúdos é o bicho! Todos os concursos publicam os conteúdos programáticos e/ou as referências bibliográficas. Não meça esforços para conseguir todos os livros, resumos e artigos para sua preparação. Após conseguir os materiais necessários, leia todos e faça seus próprios resumos. Evite, num primeiro momento, ler resumos de outras pessoas. Tire suas próprias conclusões.
Dica (5) – Você é o(a) senhor(a) do seu tempo! Preparação para concursos públicos requer tempo de estudo. Quanto mais tempo tiver para estudar, melhor. Não existe uma quantidade de tempo ideal para estudar, mas a dedicação e comprometimento são atalhos para o sucesso.
Dica (6) – Você estudará o que não gosta! Conheço um monte de amigos, colegas e alunos que não gostam de História, Filosofia, Sociologia e Psicologia. Saiba que Ciências Humanas e Sociais
compõem 85% dos conteúdos dos concursos públicos.
Dica (7) – Por onde começar? Você já tem os materiais, definiu seu tempo de estudo e talvez tenha feito algumas leituras superficiais. Faça uma coleta de exercícios para treinar suas aptidões.
Dica (8) – Como procurar os exercícios? Encontre provas anteriores dos concursos públicos da banca examinadora que você pretende fazer o próximo concurso. Não busque provas com mais de 5 anos.
Dica (9) – Como fazer os exercícios? Após encontrar as provas, faça os exercícios sem comprometimento com acerto. Apenas testes seus conhecimentos. Faça as questões com muita tranquilidade e guarde os resultados. Em algumas semanas e depois de muitas leituras, você perceberá que o número de acertos crescerá substancialmente.
Dica (10) – O que é uma banca examinadora? É uma instituição contratada pelo poder público (municípios, estados ou união) para confeccionar provas e aplicar as seleções. Cada banca tem uma “personalidade”.
Dica (11) – Exercícios e Bancas examinadoras: a dobradinha! As bancas examinadoras têm um jeito particular de fazer exercícios. Algumas apresentam questões mais curtas, mais longas, mais difíceis, mais fáceis. Se você tem algum concurso em mente, busque questões anteriores da banca para qual você se prepara.
Dica (12) – Ainda sobre as bancas examinadoras! Cada uma delas tem um jeito de construir as seleções. Tome intimidade com as provas.
Dica (13) – Hora de conhecer os conteúdos! Você já sabe que estudar os conteúdos não é fácil, porém não é impossível. Você já encontrou o edital, livros, artigos, resumos e exercícios. Comece separando seu material por grandes áreas de conhecimento.
Dica (14) – Quais são as grandes áreas de conhecimento na preparação para os concursos públicos? História da Educação; Abordagens Pedagógicas; Aspectos Legais da Educação (legislação); Educação Infantil; Avaliação; Didática; Função Social da Escola; Aspectos Filosóficos, Psicológicos e Antropológicos da Educaçao. Comentarei em detalhes cada uma das grandes áreas de conhecimento.
Dica (15) – Como assimilar os conteúdos? Você já conhece as grandes áreas de conhecimento e precisa iniciar as leituras. Os livros contêm textos técnicos, pesados e detalhados. Por isso, comece com artigos e evite, num primeiro momento, ler resumos prontos
Dica (16) – O que são as Abordagens Pedagógicas ou tendências Pedagógicas? São um conjunto de reflexões sobre a área, especialmente ligadas ao âmbito escolar, apresentados por grandes estudiosos de universidades públicas brasileiras. Cada uma delas traz características que as qualificam através de tônicas e crenças bastante peculiares..
Dica (17) – O que são os Aspectos Legais da Educação (Legislação Educacional)? São legislações e documentos oficiais que regulam a Educação, desde sua obrigatoriedade até sua aplicação.
São eles: CF, LDB, ECA e PCN´s . Outro documento importante, porém menos requisitado nos concursos públicos é o Código de Ética.
Dica (18) – O que é Avaliação Escolar? Nos concursos públicos, o tema aparece como um “bicho-papão”, mas não é nada disso. Entender Avaliação Escolar é o mesmo que compreender a importância e relevância da avaliação em todos os âmbitos da Educação. A dica é bastante simples: conheça os fundamentos da avaliação na escola e os fundamentos das abordagens pedagógicas. Depois é só interagir os conceitos.
Dica (19) – O que é Didática? A lógica de estudo e aprendizado da Avaliação Escolar também se aplica a Didática. Para entender como a Didática deve ser ensinada, é indispensável compreendermos os princípios fundamentais da abordagem pedagógica elencada. Entenda a abordagem e você entenderá a didática contida e/ou preconizada por ela.
Dica (20) – O que são os Aspectos Filosóficos, Psicológicos e Antropológicos da Educação? São reflexões sobre Ciências Sociais, apresentadas especialmente durante a década de 1980. A parte “dura” das disciplinas nunca foram o cerne dos concursos, mas hoje aparecem contextualizados em assuntos pedagógicos e didáticos.
Dica (21) – Uma sugestão de última hora! Se seu tempo é curto e não há mais tempo de fazer muitas leituras e exercícios, a dica de última hora é ler os PCN´s. Os PCN´s foram formatados a partir dasAbordagens Pedagógicos, práticas de ensino e elementos históricos. Ler os PCN´s seria o mesmo que fazer um “resumão”.
Dica (22) – É hora de correr pro abraço! Você fez o que estava ao seu alcance. Estudando pouco ou muito, é hora de relaxar e aceitar seus resultados de coração aberto, sejam eles bons ou ruins. Uma nova oportunidade te espera e seu emprego público está chegando.

Por: Leonardo de Arruda Delgado

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com