21 mil podem ter Bolsa Família cancelado no MA

No Maranhão, 21.469 famílias ainda necessitam atualizar os dados no Cadastro Único (CadÚnico), o cadastro que habilita o acesso aos programas sociais do governo Federal como o Bolsa Família, segundo dados do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O prazo para revisão cadastral termina nesta sexta-feira (20). A informação foi divulgada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes).

Deve atualizar os dados até sexta-feira quem não realizou o procedimento até o dia 16 de janeiro e, por isso, já está com o benefício bloqueado. Quem não o fizer, terá o benefício cancelado a partir do mês de abril.

O ministério esclarece, quando o benefício é bloqueado, a família não recebe o dinheiro, mas continua vinculada ao Bolsa Família. O cancelamento significa que a família foi desligada do programa e só poderá reverter a situação após um prazo mínimo de seis meses.

A atualização, que deve ser realizada nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de cada município, reverte a situação de bloqueio.

A secretaria esclarece que a chamada ​para a revisão cadastral é feita às famílias ​por meio de mensagens escritas nos extratos de pagamentos do benefício.

A atualização deve ser feita sempre que ​os beneficiários ​mudarem de endereço, quando os dependentes mudarem de escola, houver alteração de renda das pessoas declaradas no cadastro, inserção de novo dependente, mudanças de registro civil, entre outros casos.

Segundo o ministério, em todo o país, aproximadamente 300 mil famílias ​ainda estão ​em situação irregular​ junto ao CadÚnico​.

Documentos
Para efetuar a atualização cadastral, é necessário que o titular do cartão apresente RG​​, CPF ou Título de Eleitor e comprovante de endereço atualizado.

Para crianças e adolescentes com idade até 18 anos, é preciso certidão de nascimento e declaração escolar dos últimos três meses. Crianças de 0 a 7 anos incompletos precisam apresentar cartão de vacinação ​atualizado.

Para membros da família maiores de idade, qualquer documentação nacional como carteira de trabalho (obrigatório para quem trabalha de carteira assinada), certidão de nascimento ou casamento, CPF e título de eleitor​ são exigidos​.

Fonte: G1 MA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com