UFMA abre curso de graduação sobre cultura afro-brasileira

O Maranhão será o primeiro estado brasileiro a ter um curso de graduação de estudos africanos e afros brasileiros, aprovado pelo Ministério da Educação. A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) será a primeira do país a ofertar um curso de graduação com o objetivo de formar professores para lecionar sobre história e cultura africana nos ensinos Fundamental e Médio.

A iniciativa surgiu da necessidade de fazer cumprir a lei federal 10.639/ 2013 que tornou obrigatório o ensino de história e cultura africana, mas que não é cumprida pela falta de professores capacitados.

A notícia da aprovação e autorização para o início do curso foi bastante festejada pelos professores que trabalharam no projeto pedagógico e acompanharam de perto o andamento do processo no MEC. “A gente espera que essa atitude pioneira da universidade Federal do Maranhão inspire outras universidades pelo país”, afirmou a professora Kátia Régia, uma das idealizadoras.

A grade do curso foi montada de acordo com a necessidade de pesquisa acadêmica. Valoriza a cultura afro-brasileira e os ensinos antropológicos e sociológicos africanos. As inscrições estarão abertas até o próximo dia 16. As provas do seletivo vão ser aplicadas no dia 19 de abril.

Fonte: G1 MA com informações da TV Mirante

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com