Faturamento com artesanato cresce 11% em um ano no Maranhão

Conhecido por fazer parte da cultura tradicional dos povos, o artesanato, que é caracterizado pelo o trabalho manual e bastante detalhista, vem ganhando, atualmente, muito espaço no estado do Maranhão. Só no ano de 2014, o artesanato maranhense cresceu 11,4% em relação a 2013. Isso porque os produtos feitos à mão agora são grandes obras, e estão valorizadas no mercado nacional e internacional.

Para a artesã Maurícia Fernandes, o reconhecimento do seu trabalho pode ser percebido através do aumento da sua renda. Ela, que é artesã há nove anos e trabalha confeccionando colares com fibra de buriti e sementes, garante que paga as suas contas por meio do seu trabalho manual. “Quando eu comecei a fazer minhas joias eu me apaixonei e faço por prazer, e também pelo o lado financeiro porque a minha única renda é o artesanato”, afirma.

Para o diretor técnico do Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Maranhão, José Moraes, já foram desenvolvidas em todo o estado maranhense seis associações que estão ajudando a manter os trabalhos dos mais diversos tipos de artesãos. Ele acrescenta que através da empresa os artesãos podem aprimorar sua arte através de cursos, e tornar as suas ideias mais rentáveis ainda.

“Aqui na região metropolitana de São Luís nós temos seis associações que nós acompanhamos em todos os municípios que compõem a ilha, e isso tem evoluído bastante, tem sido um trabalho gratificante tanto para o Sebrae quanto para eles”, explica.

Fonte: G1 MA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com