Crise e a Reeducação Financeira

Por: Elizete Delgado

Temos acompanhado diariamente através de noticiários e semanários a grande crise econômica brasileira. Novas atitudes financeiras precisam adéqua-se para atravessar esse período. Segundo a revista Veja os juros do cheque especial chegou a 200,6% em dezembro, a maior taxa dos últimos 16 anos, a crise hídrica e energética, que já promove movimentos de férias coletivas em algumas empresas, os constantes escândalos da Petrobras e a alta de 40% a 50% das tarifas de energia, e de 10% a 15% do transporte público. Um desequilíbrio sem precedentes.

A tendência é que as medidas para conter a inflação capaz de reverter esse quadro e os efeitos dessa série de ações não seriam nem um pouco saudáveis para o consumidor em geral. Tais medidas podem provocar desvalorização da nossa moeda e redução da atividade do país, implicando no aumento do desemprego, desaceleração da indústria e do comércio e, especialmente alterando os hábitos de consumo do brasileiro, que teria de se reeducar financeiramente para suportar as mudanças.

Desse modo, reciclar, reduzir e reutilizar, palavras tão usadas no jargão da sustentabilidade, devem ser adotadas no cotidiano das finanças pessoais. Em tempo de vacas magras, é importante saber para onde está o orçamento com planejamento e controle dos gastos. Reavalie as despesas e tente classificá-las em: indispensáveis ou urgentes, as quais devem ser mantidas e utilizadas com moderação; desejáveis, que deverão ser reduzidas drasticamente em momentos mais turbulentos; e supérfluas, passíveis de corte em sua totalidade.

Feito isso, ainda, pode-se contatar os bancos e as instituições financeiras para renegociar as dívidas ou tentar uma fonte de renda extra, sempre tendo em mente que uma coisa é certa: não há momento mais propício para rever hábitos e buscar a reeducação financeira.

                                                Barra do Corda, 15 de março de 2015;

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp

Barra Do Corda portal de notícias, tudo sobre a nossa cidade com:

Rapidez, Verácidade e Ética.

Não se esqueça de se inscrever para receber nossas notícias. Digite seu e-mail e saiba tudo sobre Barra do Corda a nossa cidade.

Informações

Chat
Enviar via WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com